top of page
IMG_5115.JPG

Existe Tucunaré Paca? Não


Essa dúvida é normal e já gerou muita discussão. Porém vamos aos fatos que são simples e fáceis de entender.

Tucunaré paca é um termo que se popularizou para designar os tucunarés com a coloração escura e repleta de pintas claras, semelhantes ao roedor sul-americano Paca (Cuniculus).

É incorreto dizer que o tucunaré paca é uma espécie! Nada mais é, do que uma fase que revela a maturidade sexual de algumas especies Cichla da família Cichlidae.

Os tucunarés amazônicos são mais comuns na fase paca. Depois da época de reprodução, quando estão extremamente coloridos (apelidados de açu) voltam a fase paca para se camuflar nas margens dos rios e nas áreas alagadas de florestas e vegetações. Sendo que nesta fase, os tucunarés entram em frenesi alimentar, já que se alimentam pouco durante a sua reprodução.

Os tucunarés amazônicos que entram na fase paca são: Cichla temensis, Cichla jarina, Cichla pinima, Cichla mirianae, Cichla cf mirianae, Cichla vazzoleri, Cichla thyrorus, Cichla meloniae.

Agora é interessante ressaltar que o tucunaré azul (Cichla piquiti), é o único da família que nunca voltará a fase paca. Tal foto ocorre pois ele ganha as pintas e coloração escura na fase jovem. Logo depois quando atinge a maturidade sexual, sempre permanecerá com cores vibrantes e listras características do deste tucunaré da bacia do Tocantins e Araguaia.

Fotos de clientes CucaPesca e amigos que compartilharam em nossa pesquisa: https://www.facebook.com/693025093/posts/10162254366075094?sfns=mo

1.450 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page