
Segue uma "lista conceito" de materiais para "Jigar" na pescaria dos grandes Olhetes da Ilha Robinson Crusoé no Arquipélago de Juan Fernández Chile.
Jigging Recomendo 1 conjunto Principal
01 - Molinete Shimano 20.000 ou Daiwa 6.500 carregado com 300 metros de linha PE#8 com Leader Fluorcarbono de 150lb. Vara rigida PE#8
*O conjunto 01 é conservador. Evita estourão de linha e o molinete e vara ajudam a rebocar o peixe quando travado no fundo ou próximo das estruturas de metais/lagosteiras.
02 - Podemos pescar também com molinete 10.000 Shimano ou 5.000 Daiwa com 300 m de PE#5 ou PE#6 e Leader Fluorcarbono de 130lb. Vara rigida PE#6.
*Conjunto mais leve para trabalhar o dia todo. No entanto, o pescador terá que trabalhar com calma e controlando bem o freio durante a briga. Também precisará de atenção com o fundo e não deixar o peixe ir para a estrutura.
Eu, CUCA, utilizei o conjunto 01 mais conservador!
Me deu mais segurança quando engatava os gigantes e a linha PE8# é PORRETA e garante no atrito com outras linhas... Obs: é normal enroscar na linha dos outros pescadores! Pescamos em 3 no mesmo barco na profundidade média de 90 à 110 metros 👍🤜😁
Mais uma observação: varas rápidas PE#8 ou no min #6! Cuidado com varas japonesa com alto índice de carbono na composição. Sinto que ponta muito mole tira o jig pesado (long jigs de 300g) da boca do peixe quando “vacilamos” dando ponta de vara ou afrouxando o conjunto durante a briga...

Os Jigs, anzóis e terminais Pescaremos na profundidade média dos 90 à 110 metros e jumping jigs de 250 à 300g são ideais... Jigs nacionais como os NS Dunn e Slim foram os melhores. Cores variadas, mas barriga glow em cores cítricas como rosa e verde limão deram resultado!
Anzóis não adianta! Tem que ser o Shoult Kudako. Sobre o tamanho, estava usando 7/0 e 8/0. Mas pegava muito os pequenos xaréus, logo passei para o 9/0 e percebia que ficava mais fácil de forcar o escape dos pequenos para tentar na mesma "jiggada" um olhete (Seriola Lalandi).
Como support hook confeccionei usando o Shout PE Assit Hook de 300lb e sólid Celta de n#8. Neste caso a alta libragem não me importa muito, mas a espessura sim! 300lb é grosso e me dá durabilidade para a longa temporada de pesca.
Para a galera da elétrica recomendo varas PE#8 e jigs longos de 350-400g. Já que estão de elétrica, deem produção com jigs pesados que cheguem logo no fundo, e grandes para tentar selecionar um peixe maior. Por mais que pegamos os olhetes de 30kg UP com Dunn 200 e 350g, acredito que se manter um ritmo na "jigada" do fundo até os 40m de profundidade com jigs pesados, o pescador de elétrica terá mais chances nos gIgantes de 40kg UP!
