PESCA NA PROFUNDIDADE: LINHA 4X Verus 8X NO SLOW JIGGING

por Helio Lamego


Existe muita polêmica em relação a essa escolha. Então vou resumir para auxiliar a escolha quando a pescaria for em locais profundos na categoria Slow jigging.

De uma forma geral as linhas de trançados em 4 fios tem menor elasticidade e quando o assunto é Slow Pitch Jigging, isso é um ponto bem interessante e a favor dessas linhas. Como tem menor elasticidade, logo o pescador terá mais "contato" com seu jig, controlando todos os movimentos, principalmente o de caída.


Esta elasticidade é mais perceptível na pesca abaixo dos 150 metros de profundidade.

Em contra partida, essas linhas acabam gerando um impacto muito seco no momento da fisgada, o que exige muito de todas as conexões até o anzol e que estejam perfeitamente bem feitas e revisadas a cada peixe: nó do leader ao multi, nó do leader ao solid (assist hook). Lembrando que até mesmo os anzóis reforçados e específicos podem sofrer durante a briga com peixe, então é necessário muito controle e muito cuidado durante a batalha com o peixe.


Sato sensei descreve a briga da seguinte forma: ”quanto mais vc briga, mais o peixe briga, então não lute boxe, lute como tai-chi”.


Então minha recomendação é a seguinte: vai pescar em alta profundidade, acima de 180m (pescaria de lírio, saramonete, cherne...)? Use linha com 4 fios! A extensa linha na água, vai diminuir os impactos e o pescador terá muito controle e sensibilidade!


Agora se for pescar em lugares mais rasos entre 30 e 150m, sendo o seu alvo olhete, olho de boi, garoupa, badejo... Não fique com medo e não hesite em escolher 8 fios!

As 8 fios são linhas de alta tecnologia com diâmetro baixo e força alta. Nessa profundidade o pescador não necessitará tanto de uma linha super sensível, e provavelmente precisará de uma linha mais resistente e que preserve todas as conexões entre a linha e a isca artificial.


Este post foi criado pelo grande e experiente pescador Hélio Lamego.

O sigam nas redes sociais: Facebook e Instagram

114 visualizações