Material para Tucunarés da Amazônia

18 Jun 2019

 atualizado 18/06/2019


A Amazônia brasileira é o destino mais cobiçado para os grandes exemplares de peixes esportivos. 

 

Eu, Cuca Pesca, criei uma breve seleção focada no tucunaré, de acordo com minhas experiências locais e pelos contínuos debates com amigos e clientes da pesca esportiva. 

 

Afirmo que possuímos um certo padrão para poder generalizar conjuntos e materiais para pescar nos diversos rios amazônicos. Levando sempre em consideração a questão sazonal - interferência das chuvas no nível de água - e estrutura de rio - analise do leito em si, galhadas, barranco, espraiados, lagos fechados e etc...

 

Iscas

Tamanho – Recomendamos os modelos zaras, stick e poppers e hélices entre 11 e 16cm para aumentar a chance de exemplares maiores. No entanto, iscas de 8 a 10cm são mais leves e atraem uma quantidade maior de tucunarés de pequeno e médio porte.

Cores – As cores sólidas e holográficas são as preferidas para os bocudos. Osso (branca), verde-limão, cabeça vermelha e fire-tiger (limão com rajadas pretas e laranja) são as tradicionais que não poderão faltar. Porém nas últimas temporadas, tivemos um resultado muito positivo com iscas holográficas com tons de azul, preto e verde-limão.


 

 Zaras: 

– River2Sea Rover 128 (cores holográficas são referências da marca) 

– Jackall Bros Bonnie 128 (variar cores cítricas e solidas. Bom resultado na azul, verde-limão, amarela e realistas em geral…) 
– Rebel Jumpin Minnow T20 (osso e metálicas). Sempre será a melhor para tucunaré. Tenha pelo menos duas unidades da Osso em sua pasta de iscas.

– KV Dr. Spock (osso, verde-limão, cabeça vermelha). Boa e barata. Durabilidade inferior que importadas. Ratlin (barulho) excelente.
– Lucky Moldes Nelson Nakamura Magic Stick 110 e 120 (variar cores sólidas).


Hélices:

 – High Roller 5.25 Slim (cor halloween, cabeça vermelha, fire tiger). É a melhor e mais tradicional.
 – Isca YARA Devassa 140. O legal das "Yaras" são as cores diferentes que outras marcas não fabricam. Holográfica branca e a holográfica dourada deram resultado em
Barcelos e Santa Isabel.

 – KV Dr Hélice Spock (osso e transparente com holográfico). Boa e barata! No Rio Juma é sempre sucesso.

 

 

Poppers:

 – Maria Pop Queen 130. Isca tradicional e todas as cores são excelentes e realistas.
 – Tackle House Feed Popper 120. Mais uma japonesa boa. Valor agregado mas a qualidade e durabilidade impressiona assim como a Pop Queen.

 – Borboleta Barracudinha (Cor 07, 09 e 06H). Trabalha e arremessa muito bem.
 – Nelson Nakamura Happy Popper 95 (Osso, Osso com limão e cabeça vermelha). Muito boa no Rio Juma e em Barcelos.

 – Pop Maki 10,5 cm da Aicas. Este popper impressiona pelo ótimo trabalho e baixo preço. Tem na opção osso.

A maioria destes poppers tem a ação de splash e longa borbulha. Ideal para o peixe manhoso explodir na superfície. Também podem trabalhar com a "popada" e dar umas 3 ou 4 "zaradas" na superfície. 
 


Sub-superfície, meia-água e jig:

 – Isca Biruta 110 (osso, limão e etc…) 

 – Isca Bora 12 Nelson Nakamura. 

 – Isca Rapala SubWalk 9. Foi uma das melhores iscas na região de Barcelos na temporada 2018-2019
 – Isca Safada Borboleta 
 – Isca Perversa Borboleta

 – Jigs de bucktail artesanais. A Yara lançou um bom Jig.

As cores das subsuperfície devem ser variadas assim como as zaras e hélices citadas acima. 

 

Varas

Tamanho – Varas entre 20 e 30 libras. A quantidade de tucunaré paca-açú de médio porte é muito grande, além de poder “explodir” um belo açu na superfície que exigirá o máximo do material. Varas só quebram se forem mal utilizadas! O tamanho varia com a necessidade e qual fica mais confortável para cada pescador. varas entre 5,3 e 6,6 são os padrões preferidos.

 

Conjuntos – 3 conjuntos “vara carretilha” são ideais:


01 Conjunto Hélice – Vara 5,8 – 6,2 para hélice – 25 ou 30lb heavy fast / fast

Vara Rapala Gold 25lb - Modelo tradicional para quem quer começar com uma vara de marca e qualidade boa e não quer gastar tanto

– VARA RAPALA AMAZON PROPELLER - Este modelo é parecido com as antigas Falcon Cara. Ação e leveza! Show

– SUPER TOP –  VARA REDAI CARRET BLACK MAMBA 6’0″ 14-25LBS BM2560PS
Qualquer vara Redai de 20-25lb  

 

 Conjunto Zaras, Sticks e meia-água MAIORES – Vara 5,3 – 6,2 para hélice – 20 ou 25lb heavy fast / fast ***Para iscas menores usar as 20lb

– Vara Rapala Gold I 5’6″ 10-20lb. Tradicional e bom preço. Um dos modelos mais antigos, com aparência moderna. Ótima para inociar no amazonas.

– Vara Redai BLACK MAMBA 5’8″ 14-25LBS BMS2558 

VARAS MAJOR CRAFT GO EMOTION - TODAS AS MAJOR CRAFT ESTÃO COM PREÇO EXCELENTE  ATUALMENTE
– VARAS MAJOR CRAFT SPEED STYLE

VARAS MAJOR CRAFT BENKEI NANO CARBON
VARA ALBATROZ ENZO 20 E 25lb - Tradicional e bom preço. Blank muito leve! 

 

Carretilhas e molinetes
A pescaria de tucunaré na Amazônia exige um certo nível de arremessos precisos. Os "pacas" e borboletas geralmente ficam mais nas galhadas e barrancos. Os açus costumam espreitar e atacar quando estão nos bancos de areias e meio de lago. Arremesso longo e preciso é considerado primordial para cobrir grande área e aumentar as chances de sucesso.

 

Carretilhas rápidas com velocidade acima de 8 são recomendadas. Também que comportem pelo menos 150 metros de linha 0,26mm+ ou PE 3-4# japonesa.

Na briga entre as principais marcas, gosto das que tem fácil manutenção e garantia no Brasil. Logo recomendo na ordem de qualitativa as marcas Shimano, Daiwa e Marine Sports com modelos mais economicos.

 

 

Linhas Multifilamento
PE e Libragem – Não vamos tratar aqui de milímetros, e sim, PE (padrão japonês) e relação em libras. Seguindo a tendência e conjuntos dos itens acima, recomendamos linhas no mínimo PE4# e máximo PE6#. Sendo que utilizamos com mais frequência em nossas expedições linhas 50 à 60lb.

 

Também temos que levar em conta, que hoje existem linhas como a YGK Ultra Castman que são PE4 com libragem 62lb. Sendo assim, podemos utilizar um PE menor para caber mais linha na carretilha e logo, ter uma boa libragem para equilibrar com a potência e calibre das varas.

***cada vara também tem sua recomendação de PE ou libragem para ação ideal de acordo com fabricante e seu modelo de blank***
 

 


Ultra Castman PE3 47lb e Ultra Castman PE4 62lb 
YGK X8 PE5 ou PE4
Power Pro 40lb e Power Pro 50lb

 

Linhas Shock Leader

Leader – Muitos pescadores utilizam “leader” de nylon ou florcarbono. Minha recomendação na Amazônia será sempre o fluorcarbono, pela sua alta resistência a abrasão. 

As libragens para equilibrar com os conjuntos acima, serão “fluors” de no mínimo 40 a 60lb.

 

Alguns pescadores não utilizam leader por não darem um nó com bom acabamento, que logo ficará batendo nos passadores ao arremessar, ou por outros motivos culturais. Utilizar somente o multifilamento como terminal, é arriscado e exige sempre atenção em dobro com a linha antes de cada arremesso.

 

*Shock Leader Triumph é sempre uma ótima opção
Linha Linesystem Triumph Shock Leader 40, 50 ou 60lb

 

*YGK Absorber é mais soft e de ótima qualidade japonesa

Linha YGK Fluorcarbon ABSORBER 50lb ou 60lb 60 MTS
 

 

Acessórios Terminais

Snap e Garatéias Reforçadas! Esta é a hora em que muitos peixes vão embora! 

Claro que existem pescadores que não dão chance para o peixe e acabam forçando muito o equipamento, outros já deixam correr de mais e ambos acabam perdendo o troféu! Equilíbrio é fator necessário!

 

De qualquer forma, a qualidade dos acessórios terminais devem ser elevadas quando se trata de tucunarés. Também lembrar que com este “animal”, qualquer regra pode ser quebrada quando ele quiser e “for para ser”.

 

No geral as iscas de 9 à 12cm aceitam garateias número 2. A numerão pode variar de acordo com a marca, mas geralmente todas seguem um padrão.

 

– Garatéias Owner ST-66. Esta é a mais afiada e de alta qualidade japonesa.
Garatéias VMC 6x. Boa e barata. super tradicional. 
Argolas Split Ring Owner Hyper Wire. Segue a qualidade japonesa.

– Argolas Celta CT1014 estão mandando bem nas ultimas temporadas e são baratas.
Snap Glico 80lb

– Snaps artesanais em geral são excelentes. 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Luana Karine e seu record de Tucunaré

July 30, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 11, 2019

Please reload

Arquivo