top of page
IMG_5115.JPG

10 iscas nacionais para tucunaré azul






por Higor Lourenço


O Tucunaré Azul é endêmico das Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, foi introduzido nos lagos e represas de quase todas as regiões do Brasil. São os maiores representantes da família dos Ciclídeos, e um dos maiores da nossa pesca esportiva. Diferente das demais espécies, o tucunaré persegue a presa, e geralmente não desiste após o primeiro ataque quando está em busca de alimento. Atacam para se alimentar, para espantar invasores, e até mesmo por provocação.

Podem formar pequenos cardumes em determinadas épocas, e no período reprodutivo, buscam a formação de casais para procriar e cuidar da prole. Estas e muitas outras informações sobre o peixe, ambiente, clima e outras variáveis são determinantes para escolha do material e técnica que melhor se aplicarão na pesca esportiva.



Talvez alguém pode dizer que, por sua voracidade, o Tucunaré Azul e seus semelhantes facilitam sua captura. Tornando muitas vezes sem sentido o motivo da fisgada. Porém, tanto na ausência de uma ação, quanto na emoção de uma batalha com o peixe, encontramos o desafio de compreender as motivações do fracasso e do sucesso.


A isca correta, assim como sua aplicação, são peças fundamentais para induzir o peixe ao ataque. Faz parte da estratégia que definirá qual ação adotar para conseguir uma boa disputa na outra ponta da linha.


Neste artigo, selecionamos 10 iscas de empresas nacionais para a pesca esportiva do Tucunaré Azul. Observando o tipo de isca, e a motivação da sua escolha, assim como os trabalhos aplicados.




Firestick

Fabricante: Intergreen

Tamanho: 9 cm

Peso: 11,2 g


A Firestick é uma isca de superfície, com trabalho de stick e zara. Possui rattlin forte, que provoca bastante o peixe. Excelente para trabalho intermediário de ponta de vara, com pequenos intervalos. Fazendo com que a isca imite um peixe ferido.

Esta isca pode ser utilizada para tirar o peixe da estrutura, em locais com vegetação no fundo. Entre outras situações onde o peixe está mais ativo.



Fat Popper 80

Fabricante: Crown

Tamanho: 8 cm

Peso: 15 g


O popper é bastante indicado para situações em que o pescador quer fazer barulho em locais com menos de 2 (dois) metros de profundidade, pequenos estreitos ou locais com arremessos próximos à margem.

A Fat Popper 80 é extremamente estável e de grande facilidade para arremesso. Tornando-se uma ótima opção no repertório de iscas.




Zig Zarinha 90

Fabricante: Lucky

Tamanho: 9 cm

Peso: 12 g


A Zig Zarinha possui ação de zara (zig zag) e rattlin chamativo. Seu trabalho é simples e bastante efetivo. É uma excelente opção quando o peixe estiver atacando na superfície em dias mais ativos.



Sará Sará 100

Fabricante: Lucky

Tamanho: 10 cm

Peso: 12 g


A Sará Sará 100 é uma isca de superfície extremamente versátil, com rattlin discreto, que pode ser utilizada como zara (zig zag), stick, sub superfície e com trabalhos de jumping minnow.



Curisco 90

Fabricante: Lucky

Tamanho: 9 cm

Peso: 15 g


Esta isca é uma Twitch Bait Slow Sinker (afunda lentamente) desenvolvida pelo Nelson Nakamura em parceria com a Lucky Moldes. Seu principal trabalho é o nado errático através da ação de ponta de vara durante o recolhimento.

Por afundar, a Curisco pode ser trabalhada em diversas profundidades da coluna d’agua.



Brava 90

Fabricante: Marine Sports

Tamanho: 9 cm

Peso: 11 g


A Brava 90 é uma isca de meia água/sub superfície que pode ser utilizada com recolhimento contínuo ou como Twitch Bait com nado errático. Seu arremesso é facilitado através de esferas que se prendem a uma trava magnética na extremidade da isca.


Destroyer 95

Fabricante: Yara

Tamanho: 9,5 cm

Peso: 8 g



A Destroyer 95 é outra isca de meia água que nada a uma profundidade de até 1 (um) metro. Ela pode ser utilizada com recolhimento contínuo, mas se destaca durante trabalhos de ponta de vara para um nado mais errático.


Lolita 110

Fabricante: Borboleta

Tamanho: 11 cm

Peso: 12 g


Em dias mais frios em que o peixe está menos ativo e vai para locais mais profundos, a Lolita 110 é uma excelente opção. Com sua barbela longa, esta isca floating (flutuante) pode atingir até 3 (três) metros de profundidade durante o recolhimento. E por possuir também um rattlin bem discreto, é indicada para quando o peixe está mais manhoso.


Jig de Bucktail


Fabricante: Diversos

Peso: 10g a 15g


Os Jigs de Buctail são eficiente e versáteis. Podem ser utilizados como meia água e também em trabalhos de fundo. Quando o peixe não está atacando na superfície, o Jig sempre é recomendado. Também é bastante utilizado em pesca no visual.


Strike Shad 110

Fabricante: Pure Strike

Tamanho: 11 cm


As iscas soft cada vez mais comprovam sua eficácia. E para a pesca de tucunaré, são excelentes opções em locais com estrutura, devido ao uso de anzóis offset para o sistema ante enrosco.

Possui nado errático e pode ser utilizado em montagens no skinker, jig head, bell sinker, e vários outros.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page