top of page
IMG_5115.JPG

Manaus proíbe a pesca do Tucunaré na região com nova legislação aprovada


Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou uma lei que proíbe a pesca e o abate do Tucunaré durante o período de reprodução e em áreas de conservação. O Tucunaré foi oficialmente reconhecido como o "peixe símbolo da pesca esportiva do município de Manaus". Com essa definição, certas áreas aquáticas, incluindo o Rio Negro, Paraná da Eva, Lago do Puraquequara, Lago Tarumá-Açu, Lago do Tarumã-Mirim, Rio Cueiras e Lafo Apuaú, foram determinadas como locais de proteção para essa espécie.



pesca de tucunare


A nova lei proíbe permanentemente o abate dos tucunarés da espécie Cichla Temensis (Tucunaré-Açu e Tucunaré-Paca) e também a sua captura durante o período de reprodução, que se estende do dia 1º de janeiro até 15 de março, mesmo para fins de pesca esportiva.


Além disso, o Executivo Municipal irá designar um órgão responsável por mapear todos os empreendimentos de pesca esportiva que atuam no Município, visando regularização e conformidade com as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor e no Código Ambiental de Manaus. Essa medida inclui a realização de estudos prévios de impacto ambiental para a emissão de novos alvarás de funcionamento, conforme o Art. 4° da lei.


fonte: Portal do Holanda

bottom of page